O Cineclube da Boca exibe mais uma produção audiovisual nesta quarta-feira, dia 16. O documentário “Negrosul: Centros de Tradições Gaúchas na contramão do racismo”, de 2021, dirigido por Isadora Bispo, será exibido às 19h, no auditório do prédio 67 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após a exibição do filme, que é aberta ao público, ocorre a tradicional discussão e debate sobre a obra, com os participantes e a diretora.
Com duração de 18 minutos, o documentário “Negrosul” é fruto da pesquisa de dissertação de mestrado de Isadora Bispo, no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural. Ela conta que foi orientada pelo professor Gilvan Dockhorn, coordenador do Cineclube da Boca e, enquanto nordestina, não sabia como a população negra se organizava no Rio Grande do Sul, para além do Carnaval e dos terreiros, por exemplo.– A ideia do documentário foi colocar em evidência os corpos negros que estão ocupando os CTGs negros no Estado, porque pouco se fala da participação dessa população no tradicionalismo gaúcho. São negros e negras que não deixam as suas essências e têm o direito de se reorganizar com a cultura local pós-diáspora, que é intimamente ligada à produção do negro do campo. O documentário busca contar essa história a partir da ótica negra – diz a diretora.
Isadora Bispo ainda conta que a montagem do documentário também foi instigada pela valorização da participação do sujeito negro na formação do Rio Grande do Sul e na luta contra o racismo e segregação. No documentário, são focados os Centros de Tradições Gaúchas Clareira da Mata, de Caçapava do Sul, e o Ronda Crioula de São Sepé.
Agende-se
O quê – “Negrosul” no Cineclube da Boca
Quando – Quarta-feira, dia 16, às 19h
Onde – Prédio 67, no Campus da UFSM em Camobi
Quanto – De graça
Leia todas as notícias